Frente fria traz instabilidade e riscos em Santa Catarina
-
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil -
Temporais, alagamentos e danos à rede elétrica são possíveis com a passagem do sistema pelo Estado
Uma frente fria avança pelo Estado de Santa Catarina desde domingo (7), trazendo consigo instabilidade e riscos para diversas regiões. De acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil, há alerta para possíveis alagamentos, temporais isolados, enxurradas e danos à rede elétrica.
Desde a madrugada da segunda-feira (8), o tempo tem se mantido chuvoso em áreas da metade Leste do Estado, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Norte catarinense, devido à formação de uma baixa pressão no oceano. Além disso, os ventos sopraram a partir do quadrante Norte com moderada a forte intensidade no litoral, com rajadas que podem atingir entre 40 e 65 quilômetros por hora.
Para esta terça-feira (9), o processo de formação e intensificação de uma baixa pressão reforça as instabilidades em todas as regiões. Em combinação com o calor e a umidade disponíveis, são esperados novos temporais, que devem ocorrer de maneira isolada.
Já na quarta-feira (10), com o avanço do sistema para áreas mais ao Norte, a tendência é de entrada dos ventos de Sul/Sudeste, mantendo o tempo nublado e com chuva nas áreas litorâneas. As temperaturas devem permanecer mais amenas na maior parte de Santa Catarina.
Diante dessas condições meteorológicas adversas, a Defesa Civil emite recomendações à população, como evitar transitar durante os temporais, buscar locais abrigados, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados, evitar áreas sujeitas a alagamentos e jamais atravessar ruas alagadas.
Deixe seu comentário